16 setembro 2014

A metáfora da Revolução dos Bichos. Isso!

Não iria terminar ontem, mas tão boa a leitura que passei da hora de dormir (nada de anormal para quem lê, mas enfim...) e finalizei A VIDA SECRETA DE FIDEL. 

Um relato cheio de detalhes significativos da vida de Fidel Castro, após a Revolução que derrubou o governo de Cuba, na década de 50, liderada por ele. A história da revolução cubana todos sabem, quem não sabe, sugiro se inteirar um pouco, pelo menos, antes de ler a obra que li.

A VIDA SECRETA DE FIDEL nasceu durante a prisão de seu autor, em Cuba, após pedir para deixar sua função de guarda−costas de el chefe. Após 17 anos de dedicação e cumprimento à risca do seu juramento de militar, Juan Reinaldo Sánchez, não mais aguentou enfrentar a si mesmo e seus princípios, diante de tanta frustração a cada vez que se dava conta de que a revolução que acreditava, tinha como fulcro a hipocrisia, a demagogia e o capitalismo de Fidel. Sim, o capitalismo de Fidel Castro. Até o lançamento desse livro, por exemplo, ninguém, no mundo, sabia, além de poucos, que el comandante,  possuía uma ilha exclusiva de 500 metros x 15 km. Hoje, ela pode ser visualizada no google maps.


Mas não vou contar o livro, como nunca faço mesmo, mas, brevemente, o que senti. Se alguém já leu a Revolução dos Bichos, de George Orwell, uma metáfora perfeita do diabólico stalinismo, terá, com a leitura de A VIDA SECRETA DE FIDEL, a oportunidade de reviver o livro metafórico ao inverso. Em suma, basta colocar Fidel e seus capachos no lugar dos bichos da Animal Farm.
Juan Reinaldo Sánchez, de terno e gravata, à direita
A leitura é tensa, não que não seja boa, pelo contrário. O livro te prende, dá vontade de ficar lendo sem parar. É tensa porque te deixa embasbacado com atrocidades e desvios de personalidade tamanhos da figura maior de Cuba. No mais, destaco que a proximidade do autor com Fidel é tamanha, que não há possibilidade de não se sentir presente nas cenas. Bem, isso pode ser coisa de quem gosta de ler livros, mas quem gosta, entenderá.

Portanto, recomendo sem sombra de dúvida essa obra, uma vez que ela dá mais do que a realidade possível em um livro, do tamanho absurdo do comunismo para o povo cubano, ditado pelo capitalista Fidel. Leia o livro. Tenho certeza que você vai se surpreender com coisas que nem imagina que irá ler, inclusive com personalidades que pregam ou pregavam o comunismo, mas que gozavam do capital de Fidel. Além disso, vai se deparar e ter que lidar com a falta de escrúpulos de Fidel Castro, inclusive no caso do General Ochoa, fuzilado a mando de el chefe.  bem como com a exploração do povo de uma ilha isolada e, hoje, sozinha no sonho comunista.

Compre. Leia. E me cobre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário