12 dezembro 2013

Passeio por alguns títulos II

Crônica. Minha Crônica Vermelha

Intitulada Crônica Vermelha, foi escolhida entre as 100 melhores histórias do Campeão de Tudo, o Sport Club Internacional, no livro, em seu volume 3, Histórias Coloradas.
 
Confesso que foi uma surpresa receber a notícia de que minha crônica tinha sido escolhida para fazer parte dessa obra. Entretanto, quando escrevi, escrevi com amor e coração, para homenagear o centenário do Inter, meu time e de meu pai, o qual cito na crônica, uma vez que lembro perfeitamente do Grenal do século, em que o colorado venceu, de virada.
 
Uma pena que não pude ir ao lançamento do livro por causa de compromissos pessoais e profissionais. Deveria ter ido, momentos assim não podem passar batido, mas não fui e somente o fato de estar em um livro já é algo que me deu muito prazer. É como um troféu, sabe. Como um gol.
 
Uma nota: um certo dia, em 2010, estava no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, aguardando meu voo. Era bem cedo, tipo umas 06h00 da manhã e fui caminhar um pouco para espantar o sono. Parei numa livraria pra comprar um jornal e resolvi dar uma volta pra ver os títulos. Pois achei o livro, o meu livro. Fui até a página 33, e minha crônica e estava lá. Meu nome, minha crônica, uma história dentro do Histórias Coloradas. Fiquei muito feliz naquele momento. É motivo de orgulho pra mim.
 
 
Trecho da crônica:
 
"O INTER é uma instituição em minha vida e eu sou uma instituição colorada. Mas sobretudo, não seria mais colorado se não tivesse aprendido com meu pai a respeitar-me, a respeitar o adversário, a saber que antes do INTER, vem o futebol, o esporte, as pessoas, as instituições. Aprendi a amar o INTER, respeitando o seu maior rival, respeitando a torcida do rival, onde tenho amigos do coração e, inclusive, minha noiva, como torcedores, minhas sobrinhas, meu cunhado e primos e tios. Meu maior desejo, além de mais conquistas coloradas, é que um dia a ignorância de pessoas que se dizem torcedores de INTER e Grêmio, e que rompem a barreira da civilidade, do respeito, da amizade e da rivalidade salutar, desloquem sua petulância e sua empáfia, para o crescimento de seu time do coração".
 
 
Para ler a crônica na íntegra, clique AQUI.
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário