13 dezembro 2013

Passeio por alguns títulos III (Santa Maria)



Neste post de hoje, falarei um pouquinho de livros de autores de Santa Maria, daqui do Coração do Rio Grande. À propósito, os três livros abaixo eu ganhei, carinhosamente, e os guardo em minha estante, de Gilson Piber, jornalista de Santa Maria, que me presenteou nas oportunidades que tive de participar, como palestrante, na disciplina de jornalismo esportivo, do curso de jornalismo do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), minha saudosa instituição formadora, a qual sou vizinho. Foram duas oportunidades e foram muito gratificantes. (Obs: escrevi sobre futebol em sites esportivos por mais de 6 anos; Meu trabalho de final de curso foi em psicologia do esporte; Possuo cursos em futebol; dentre outros).
 
O Futsal em Santa Maria, de Gilson Piber e Sérgio Carvalho, são livros que trazem fragmentos históricos do futebol de salão, aqui na cidade, entre 1956 e 1970. O livro aborda, dentre outros, sobre a origem do futsal no mundo, a introdução do futsal no Brasil, o início do futsal em Santa Maria, competições, amistosos, enfim, um estudo ricos de detalhes históricos que fazem parte do que foi esse esporte na cidade, bem como a importância dele para a cultura do futebol como um todo. Escrevi foi porque o futsal aqui se destacou muito na década de 90, se não me engano, mas parou por aí. Santa Maria, hoje, não participa da liga gaúcha de futebol. Mas lembrando que o livro corresponde ao período supracitado. Um livro pra quem gosta de futebol e história e que está guardado aqui na minha estante.
 
O Time dos Sonhos do Inter SM, Parte I, de Cândido Otto da Luz, jornalista também daqui de Santa Maria. Há alguns anos atrás, eu vi nas prateleiras da Athena Livraria, que eu pensava que vendia somente revistas (santa ignorância!!!), mas não o adquiri. Não foi por acaso, uma vez que como abordei acima, ganhei de Gilson Piber com dedicatória de Cândido. O livro traz os "eleitos" (grifo do autor em seu autógrafo) do Inter SM, em toda sua existência. Craques como Oreco, seleção brasileira, Robson, Tadeu Menezes, Nilson, Tarica, enfim, os melhores que desfilaram na Baixada Melancólica, como é chamado carinhosamente o estádio Presidente Vargas, do Inter de Santa Maria. O autor traz um pouco da história de cada jogador, com relatos, recortes, fotos, uma infinidade de informações que deixam rica a leitura. É um livro que eu iniciei a ler e só parei quando acabaram as páginas. O Inter de Santa Maria, hoje, assim como o Riograndense Futebol Clube, atuam na segunda divisão do futebol gaúcho.
 
 
Por fim, Linhas do Coração, mais um livro de Gilson Piber, é uma seleção muito bem feita, dos artigos do jornalista que foram publicados no Jornal Diário de Santa Maria, do grupo RBS (afiliada Rede Globo), no site do jornalista Claudemir Pereira, pra mim, um ícone do jornalismo do coração do Rio Grande e no site Pauta Social. Gilson, em seus artigos, consegue ser emocionalmente envolvente, sem deixar de ser racional, alinhavando perfeitamente emoção, racionalidade e história. É crítico sem perder a postura acadêmica, situando bem o leitor e fixando-o na leitura e nas ideias abordadas. Para se ter uma ideia do afetivo Gilson Piber, eis sua dedicatória, com muita honra, por mim recebida: "Ao amigo Cleuber, o coração bate forte. As linhas nos levam a vários caminhos. Fraterno abraço. Gilson Piber. 09.11.2009". E, claro, o título é maravilhoso, para mim, um trocadilho com "O coração do Rio Grande", como é conhecida a nossa querida Santa Maria.
 
PS.: eu tenho muito a agradecer a Gilson Piber, pois me ajudou a corrigir alguns excessos de vírgulas que eu usava em minhas colunas. Certamente contribui muito com minha escrita e me motiva. E confesso que tenho preguiça, sim, de melhorar minha forma de escrever e de aprimorá-la. #mejulguem



 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário