Neste post de hoje, falarei um pouquinho de livros de autores de Santa Maria, daqui do Coração do Rio Grande. À propósito, os três livros abaixo eu ganhei, carinhosamente, e os guardo em minha estante, de Gilson Piber, jornalista de Santa Maria, que me presenteou nas oportunidades que tive de participar, como palestrante, na disciplina de jornalismo esportivo, do curso de jornalismo do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), minha saudosa instituição formadora, a qual sou vizinho. Foram duas oportunidades e foram muito gratificantes. (Obs: escrevi sobre futebol em sites esportivos por mais de 6 anos; Meu trabalho de final de curso foi em psicologia do esporte; Possuo cursos em futebol; dentre outros).


Por fim, Linhas do Coração, mais um livro de Gilson Piber, é uma seleção muito bem feita, dos artigos do jornalista que foram publicados no Jornal Diário de Santa Maria, do grupo RBS (afiliada Rede Globo), no site do jornalista Claudemir Pereira, pra mim, um ícone do jornalismo do coração do Rio Grande e no site Pauta Social. Gilson, em seus artigos, consegue ser emocionalmente envolvente, sem deixar de ser racional, alinhavando perfeitamente emoção, racionalidade e história. É crítico sem perder a postura acadêmica, situando bem o leitor e fixando-o na leitura e nas ideias abordadas. Para se ter uma ideia do afetivo Gilson Piber, eis sua dedicatória, com muita honra, por mim recebida: "Ao amigo Cleuber, o coração bate forte. As linhas nos levam a vários caminhos. Fraterno abraço. Gilson Piber. 09.11.2009". E, claro, o título é maravilhoso, para mim, um trocadilho com "O coração do Rio Grande", como é conhecida a nossa querida Santa Maria.
PS.: eu tenho muito a agradecer a Gilson Piber, pois me ajudou a corrigir alguns excessos de vírgulas que eu usava em minhas colunas. Certamente contribui muito com minha escrita e me motiva. E confesso que tenho preguiça, sim, de melhorar minha forma de escrever e de aprimorá-la. #mejulguem
Nenhum comentário:
Postar um comentário