29 julho 2013

Eu, o livro e só?

Ler um livro é estar acompanhado, ou só? Ao ler um livro, qual sua companhia? Será o livro? Serão as personagens? O Narrador? O autor? Ou será que sua companhia é você mesmo?

Nesse viés, ajude-me a pensar a respeito. Talvez ajude-me a espichar mais este post que, espero, não ser muito grande. Procuro não ser prolixo -  e já sendo -, mas acabo me estendendo mais do que imagino que devo.

Pois bem. Ler um livro é, antes de qualquer coisa, uma forma de poder ficar consigo mesmo. Aquela velha "capacidade de ficar só", de D. W. Winnicott (psiquiatra e psicanalista infantil), mostra-se, sim, ao ler um livro. É como aquela coisa bem "adolescentês", e isso não é juízo de valor a respeito da adolescência, mas aquela coisa boa de ficar só no seu - e somente seu - quarto. Deitar. Ler. Ouvir música. Dormir. Estudar. Pensar. Organizar os pensamentos. Diversas outras coisas. Por aí.

Pegar um livro e escolher um lugar para lê-lo é bem pessoal e inconsciente. Ao pensar no livro e procurar um lugar para iniciar a leitura é uma relação sua com o livro e com tudo o que nele está presente. Já pensou nisso? Pois é.

Sempre admirei quem gosta de ler. Admiro mais ainda que gosta muito de ler. Quando eu não lia, eu apreciava aqueles que adoravam. Não os fanáticos. Não suporto fanatismo em nada. Não lido bem com isso. Mas admiro aqueles que, assim como eu, tem prazer em ler. E me imaginava - tentava - lendo. Mas tinha dificuldade de escolha de autores e título e gêneros. Dúvida cruel. Mais tarde vi que eu estava era me impondo dificuldades. Só pra variar. Bem coisa minha. Mas deixa pra lá...

Não por acaso fiz psicologia. Além de gostar dela, o que mais se faz na faculdade, e depois dela, é ler. Ler bastante. E depois de um bom tempo de estudos, acabei voltando para a literatura brasileira e estrangeira. Sem deixar, claro, a literatura clínica, obviamente. Tanto que quando vou a um livraria, passo os olhos correndo pelos livros de psicologia para evitar de comprar demais. De certa maneira, até evito. Muitas vezes passei em frente à Saraiva, em Porto Alegre, e não entrei.

Bom, mas pra não me estender, queria deixar registrado aqui que, para mim, ler é estar acompanhado de si mesmo, pra começo de conversa. Também, ler é algo muito pessoal e inconsciente. E é aí que se mostra a relação eu e o livro e tudo que me fez chegar a ele.

Hoje, fico por aqui. Até mais!
;) Cleuber Roggia - #leituradeintervalo

O próximo post é a respeito do que me leva a escolher determinado livro para ler.

2 comentários:

  1. Oi Cleuber, acho q ler é estar acompanhado de si, do livro e dos personagens. Parei por mt tempo a leitura e me arrependo mt disso. Pq ao recomeçar percebi q mts momentos em q estive mal poderia estar lendo e me alegrando com histórias interessantes. Hoje em dia leio praticamente 2 livros por semana e isso tem me feito mt bem. Divido o meu tempo pra que sempre consiga ler alguma coisa!
    Enfim, ler é muitooooooo bom!

    Bjooooooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu fico muito feliz, mesmo, por vc dividir isso aqui no blog, comigo. Eu tb fiquei muito tempo sem ler e, este ano, redescobri a leitura. Aprecio muito a literatura e me permito a ler e imaginar, viajando pela personagens e paisagens, dentre outros. Tb acho q perdi muito por não ter lido antes, mas acho q as coisas não acontecem por acaso. Obg pela sua visita e pelo seu comentário. Um beijo e volte sempre. :)

    ResponderExcluir