28 julho 2013

A simplicidade do ler

Ontem fez a temperatura que eu desejo para a vida inteira. Sei que não é assim. Sei que amanhã pode chover demais. Pode esfriar muito. Pode esquentar muito. Não tenho o controle da temperatura. Não tenho o controle do clima. Não tenho o controle do tempo.  Mas tenho formas de lidar com tudo isso, mesmo, às vezes, passando muito frio, ou muito calor.

Mas voltando ao dia de ontem, nem dava para acreditar que, depois da geleira que estacionou sobre e sob Santa Maria-RS, na semana que acabou, eu poderia estender, como fiz, uma rede do lado de fora do apartamento. Achei isso incrível. É daqueles dias, daqueles sábados que adoro: sol, temperatura amena, só faltava ser outono. É inverno. E que inverno frio...

Com a rede esticada, pude aproveitar a luz solar juntamente com o início de um novo livro, conforme o post anterior. E esse livro que iniciei tem coisas de que gosto muito: avião, voar, narrativa, e a vontade de virar a página e saber o que vai acontecer. "Na Companhia das Estrelas" é assim. E que título lindo, né?

Esses detalhes que apontei acima, são coisas simples, mas que eu valorizo muito. Diante de uma sociedade que, segundo José Outeiral, é, na verdade, uma barbárie (Outeiral faleceu semana passada e deixou seu legado na clínica da infância e adolescência), aliada às banalidades incríveis que dominam os muitos canais de televisão e andam pela rua e nas redes sociais. Incrível como tem gente que tem a magia de inverter valores! Mas o mundo tem salvação. Tem sim. A Jornada Mundial da Juventude, que terminou hoje, me deixa mais tranquilo.

Enfim, acho que dividir sobre um livro, suas impressões do livro, é uma ótima maneira de iniciar conhecer pessoas, iniciar amizades, identificar-se com iguais, bem como passar a diante o que te deixa bem e te faz bem. E, claro, é uma coisa tão simples, mas tão valiosa. Hoje, pra mim, dividir um livro é algo que tem um valor que não sei explicar. Está me fazendo muito bem. Fazia tempo que eu queria voltar às leituras e não conseguia. Talvez, não fosse a hora. Talvez, o momento fosse esse. Seja agora.

Aqui no sul tem um ditado que diz: chimarrão é bom e aproxima amigos. Serve para os livros também. E eu sempre agradeço aos autores, à minha família que me deu essa sensibilidade, e aos que me inspiraram e me inspiram a ler. Obrigado!

Até mais! ;) Cleuber Roggia - #leituradeintervalo

A propósito: o que você está lendo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário