31 julho 2013

Eu escolho o livro ou é o livro que me escolhe?


O que te leva você escolher um livro? A capa? O tamanho do livro? O autor? A linha literária? O momento da sua vida? Seu gosto literário? Sei lá, tantas coisas...

Ok. Mas será mesmo que é você quem escolhe o livro, ou o livro é quem te escolhe?

Eu e minhas questões... já pensei sobre isso, obviamente. Mas o que realmente não me deixa dúvidas na escolha de um livro, tanto a minha, quanto a escolha de outro, é que é o inconsciente agindo. São lembranças, memórias ao longo da vida, gostos, cheiros, momentos, enfim, tudo se mistura e se junta na escolha de determinado livro. Também de determinado autor. Alguns adoram o autor fulano de tal, outros já buscam o gênero do livro. Há também os que preferem leituras de suspense, terror, casos a serem resolvidos. Outros preferem livros de romance, uma escrita leve. E há também os que escolhem o livro pela capa, bem como os que escolhem conforme seu humor do dia, ou da semana.

Enfim, a escolha é beeeem pessoal. E, de certa maneira, eu entendo que não é por acaso e algo motivou-a. Pensando nessa linha, eu acredito que o livro é que te escolhe. Você procura, lê sinopses, lê aquilo que indicam a você, e é por aí que o livro também escolhe o leitor. É por aí que ele vem, sem sair do lugar. Está parado, esperando por alguém que, jamais, por acaso virá, mas sim por que deveria vir.

A escolha é recíproca. É inconsciente tanto de leitor, como de autor(livro). É como na sedução: todo sedutor é, sempre, seduzido. Sabia?

Isso dá muita discussão, mas paro por aqui, até para não me estender e porque sei que ficaria melhor discutir "ao vivo". Não acham?

Quero saber sua opinião.

Até mais!
;) Cleuber Roggia - #leituradeintervalo

4 comentários:

  1. Oi Cleuber, pra mim depende mt a questão da escolha de um livro!
    Primeiro eu comprava livro pelo tamanho, qt maior mais interesse mas agora depende mt do meu 'astral' e do gênero. Ultimamente tenho lido mais romance e New Adult mas n tenho preconceito e acho válido ler de tudo, sendo q seja boa a leitura!

    Bjoooooooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tb acho válido ler de tudo. Acho q se te faz bem, manda ver. E tenho pra mim q faz muito parte do momento de cada um e de cada um. São questões bem inconscientes aliadas às questões latentes do cotidiano... obg pela sua visita, um big bjo! Apareça sempre e sempre contribua com qualidade, ;)

    ResponderExcluir
  3. Meu comentário sumiu daqui =O
    Ou você apagou???

    ResponderExcluir
  4. Realmente não sei o q houve... pois é, eu até respondi ele... mil desculpas, seus comentários são brilhantes e adoro eles, pois vc é muito boa com as palavras... vou verificar o q houve e te dou um retorno... bj

    ResponderExcluir