16 fevereiro 2015

Tolkien e seu Contos Inacabados

Impossível escrever somente depois de ler Contos Inacabados, de J. R. R. Tolkien. Ler esse livro, como já postei no Instagram @cleuberroggia, é reviver O Silmarillion e a Terra-Média.

Contos Inacabados, editado por Christopher Tolkien, filho do Mestre, tem muitos diálogos e, obviamente, contos em que personalidade, caráter, valores, lealdade, dentre outras virtudes, escassas atualmente na barbárie em que vivemos, destacam-se sobremaneira e prendem a atenção. Impossível não se emocionar. Aqui uma observação: Tolkien era muito católico, tinha muita fé em Deus e seu trabalho é baseado na obra bíblica, onde o amor, o bem, os valores, sempre vencem o mal. É incrível e emocionante.

Mas o livro é muito mais interessante se você já leu O Silmarillion. Não recomendo ler o Contos antes disso, pois são muitos personagens, com um glossário extenso de palavras, lugares, personagens, reinos, rios, enfim, uma infinidade criada por Tolkien, e, portanto, irá ter em sua companhia protagonistas que você não vai saber de onde vieram. Em O Silmarillion também é assim, mas é uma obra anterior e a" menina dos olhos" do Mestre Tolkien.

Túrin-Turambar
Estou, digamos, chegando ao primeiro terço do livro, e feliz, pois estou bem mais esclarecido sobre as grandes guerras, eras, batalhas, lugares, uma vez que meio que me perdi em O Silmarillion. E nessas páginas já lidas consegui ter a história completa de Túrin-Turambar, um humano guerreiro, que li anteriormente em O Silmarillion, mas não tinha mais sobre a sua vida e toda sua história. E valeu muito a pena. Muito também pela magia, fantasia na medida e coerente que Tolkien sabia fazer e levar para seus leitores.

Ler também sobre a Fingolfin, Rei Supremo dos Noldor em Beleriand, derrotado por Morgoth em combate singular, bem como seu filho Fingon, morto por Gothmog, nas Nirnaeth Arnoei-dead, batalha gigante, é especial por poder estar se situando na maravilhosa confusão de tantos nomes e lugares e mapas de Tolkien.
Fingofin e Morgoth

Por fim, se você ainda não leu Tolkien - O Silmarillion, Contos Inacabados, O Hobbit, a trilogia magnífica e épica O Senhor dos Anéis, sinto muito, mas você está totalmente por fora de mitologia fantástica.


Vou lá que é hora de ler.

Cleuber Roggia


2 comentários:

  1. Quando terminar contos inacabados te indico ler os filhos de Húrin também, em dias que o pessoal só anda lendo o hobbit por causa do filme(não que isso seja ruim, é ótimo na verdade, fico na espera de mais leitores de Tolkien xD) e se arrastam na leitura de senhor dos anéis me senti bem feliz em ver alguém lendo e postando sobre Tolkien <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e comentário. Sim, adoro Tolkien. Não há nada igual. A biografia dele é maravilhosa e me deixou bem orientado sobre sua vida e obra. Obg mesmo e continuarei postando sobre Tolkien, sempre.

      Excluir