05 dezembro 2014

Uma ilha, o desconhecido, o desejo e o viver

- Mas que Ilha desconhecida? - Oras, se eu soubesse ela não seria desconhecida".
"O Conto da Ilha Desconhecida", do magnífico e saudoso José Saramago, foi o livro do último encontro do grupo de leitura que participo, o "Entre Aspas", capitaneado pela Camilla Caetano, do blog Companhia de Papel

Diversas são as metáforas, as analogias, os entendimentos e interpretações que o conto dá. Um livro que se lê em questão de minutos, mas que gerou, na minha cabeça e na do grupo,  uma série de discussões a respeito do que poderia ser a tal da ilha desconhecida. 

Essa, digamos, "materialidade" nas discussões, de uma metáfora, ou várias, na verdade, é que dá o melhor do livro. A ilha desconhecida pode ser interpretada como meu ou o teu "eu"; ou a felicidade desejada por todos; ou o desejo da realização daqueeeeele sonho... Enfim, tudo pode ser, como tudo pode não ser, pois se a ilha é desconhecida, como saber, né? 

A ilha desconhecida, pra mim, é o desejo de ser, de fazer e buscar-se, permitindo-se a amar, a viver a vida nas coisas mais simples e desvencilhar-se dos conceitos e preconceitos sociais, da opinião dos outros, bem como o desejo de mudança a ser realizado. A coragem de mudar e amar. 

Um livro tão querido e tão completo. Uma recomendação e tanto. 

Aqui fica a dica: você encontra ele em qualquer livraria ou sebo, mas também em ebook

Até mais! :) #leituradeintervalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário