24 setembro 2013

Você ganhará o dia

Sabe, só tenho ganhado - e muito - com a minha maior dedicação à leitura. Obviamente que ler sempre te dará um ganho e poderá, ainda, te dar muitos, muitos ganhos. Aliás, quem lê, somente tem a ganhar. Nada a perder. Mas não vou ficar enrolando, se não o post vira um "livro" e você é capaz de chegar na metade dele e se cansar. E aí eu me ferro, de certa forma.
 
Vou contar duas histórias rápidas de amigos, que considero assim, a respeito de como eles iniciaram seu gosto literário. E olha que isso muda a vida das pessoas, viu... não foi assim com você? Pense!
 
Pois bem, vou me reservar a escrever pouco e com poucos dados, e certamente sem nomes, pois o respeito ao outro sobretudo.
 
Biblioteca Pública (história 1)
Fundos da Biblioteca Pública de Santa Maria, onde retrata a
Avenida Rio Branco, há mais de 60 anos atrás. (o personagem
da primeira história não trabalhava nessa biblioteca, sim, em
outra do Estado d RS)
 
Ele fez um concurso para Prefeitura Municipal de sua cidade, lotado na Biblioteca Pública e fazia trabalhos numa determinada função em que fora designado, organizando os livros e auxiliando os estudantes e o público em geral na busca pelos títulos. Assim, jovem de 18 anos, ia organizando os livros e começou a ler e leu muitos títulos de literatura nacional e outros variados. Tomou gosto pela leitura. Hoje, em outra profissão, continua com o gosto pela leitura, entretanto, um pouco afastado devido aos estudos do curso de Direito que faz. Resta pouco tempo para literatura, mas ele gostou muito do título #leituradeintervalo (ler nos intervalos, seja quais eles forem) e conversamos sobre isso a respeito. Aliás, suas contribuições a nível filosófico e sociológico são interessantíssimas. Eu, como gosto do Direito, e inclusive fiz trabalhos juntamente com essa área, no Núcleo de Práticas Jurídicas da UNIFRA, por um ano, mesclando a psicologia, na área de família (que adoro) tenho um enorme prazer em dividir conhecimentos com o amigo em questão. E logo, segundo ele, estará pronto para ler, pelo menos, 5 minutos ao dia. Isso é Leitura de Intervalo. E é um grande e sábio amigo.
 
Esperando (história 2)
Por um motivo de trabalho, fui procurado por um amigo. E sobre minha mesa de trabalho, aquela que geralmente aparece no Instagram, estava o livro O Mensageiro, que um amigo me emprestara e eu estou adorando. Aliás, na minha mesa há três livros sobre histórias militares, e o livro que no momento estou lendo. Também passeio com os livros que leio no trabalho, e, por vezes, durante o expediente, pois isso gera assunto a respeito e assim vou cativando mais leitores. Bom, depois desse parêntese, sem parêntese, volto a história de meu amigo. Esse já de anos. Ele me disse, ao ver o livro sobre a mesa, que acabara de ler A Cabana (maravilhoso livro) e eu sorri com a notícia. Então ele me contou (ele tem por volta de 60 anos) que em seu trabalho, há mais de quarenta anos, trabalhava num determinado local e teve que ficar afastado - por problemas de outros -  de seus afazeres, por questões éticas (não dele, mas de um processo administrativo) e, assim, por três meses ficou meio que "voando", aguardando tal processo. Nesse interim, ficava junto aos muitos livros de biografias de vários líderes de diversas nações, dentre outros títulos. E leu. Leu muitos livros e muitas biografias. Inclusive, tem ótimas memórias a respeito, bastante em nomes (de impressionar). Assim ele iniciou sua história com a literatura. Sem quere, talvez.
 
Essas duas histórias, resumidamente contadas, mostram como eles chegaram aos livros e como seu gosto literário fazem parte da dinâmica e da história de suas vidas e tem seu legado até hoje. Eu, sinceramente, não imaginei que  na segunda história A Cabana ele acabara de ter lido. Adorei saber.
 
PONTO CRUCIAL: se eu não tivesse o hábito proposital de colocar meus livros na mesa e andar com eles, mostrando o que estou lendo (até que alguém pergunte), essa história eu não contaria e, muito menos, talvez, não saberia que ele tinha esse gosto pela leitura.
 
EM SUMA: mostre de uma forma sutil que você está lendo. Tenha certeza que você vai conhecer pessoas que leem e você nem imagina que elas leem. Você ganhará o dia.

E você, o que motivou-o a ler?
 
Até!
 

 
 

2 comentários:

  1. Oi Cleuber, q histórias legais.
    Eu criei o hábito de ler com uma amiga, que me incentivou e me emprestou 'Harry Potter e a pedra filosofal' há alguns anos, depois disso a cada livro que ela ganhava eu lia tb. Parei um 'boooooooom' tempo com a leitura, mas graças a essa mesma amiga que agora me presenteia com livros eu voltei a ler. Em fevereiro desse ano ela me 'obrigou' a ler 50 tons de cinza e depois disso n parei mais, acho q já li uns 60 livros mais ou menos de fevereiro pra cá.
    Hoje me dia n consigo me ver sem um livro, leio em casa, no horário do almoço no trabalho, no ônibus...sempre intencionalmente mostrando q estou lendo, pra ver se o 'bichinho' da leitura ataca mais alguém. E sou daquelas que indica livros hehehehehe

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, Fernanda! Eu já nem sei mais como agradecê-la pelas suas visitas e comentários q me inspiram e me motiva. Sabe, sua história é muito legal tb, pois envolve uma grande amiga e te leva para o melhor caminho: os livros. Fico feliz q dividiu isso aqui no blog e q meu post ajudou a vc escrever isso. Mas muuuuuuito mais feliz por vc ler, como já me disse em outra ocasião, no intervalo e nos intervalos. As pequenas leituras, muitas vezes, tem valor maior que muito tempo em um livro... Um beijo e obg mais uma vez ;)

      Excluir