16 setembro 2013

Um livro é um mundo de um tudo. Já leu hoje?

Somos seres adaptáveis. Alguma dúvida disso? Conversando com várias pessoas, amigos, conhecidos , colegas de trabalho, percebi que é comum entre eles: "eu quero começar a ler mas não consigo achar tempo".
 
Baseado nessa frase comum entre muitos, gostaria de dizer que, como somos seres adaptáveis, se há o desejo de ler, ou seja, vontade de ler, é importante colocar isso pra fora, colocar em prática. E aí vão algumas dicas:
 
Procure um lugar em casa que você se sinta confortável para sua leitura. Pegue um livro que você ganhou, comprou ou coisa que o valha e leia a capa e a contracapa. Inicie a leitura devagar. Procure se concentrar. Se estiver impaciente, pensando em outras coisas, organize as ideias e trace uma meta: ler o primeiro capítulo ou até tal página. Pronto! Deu o primeiro passo (extremamente importante).
 
É elementar e salutar que inicie devagar e lendo pouco. Poucos minutos, poucas páginas. Sim, mas por quê? Justamente porque se você tem uma certa "preguiça" de ler e ler muito no primeiro dia, há uma certa probabilidade de que no outro dia você não faça o mesmo, pois corre o risco de cansar e ficar chata a leitura, pois ainda não está adaptado. É como correr. Não adianta começar a fazer aquela corrida que tanto prometeu a si mesmo, iniciando  a correr por mais de quarenta minutos, por exemplo, já "de cara". No outro dia, além de doído, vai odiar correr. Portanto, corra cinco minutos. No outro dia dez. No terceiro dia quinze. E assim vá traçando metas. Mas claro, se não tiver PERSISTÊNCIA e DISCIPLINA, não adianta de nada. E convenhamos, né... não ter essas duas palavras em caixa alta em cinco minutos, depois em dez, num dia de vinte e quatro horas, #pelamoooor... está na hora de rever seus conceitos. É como rezar, orar: tem certeza que você não tem alguns minutos para Deus? Hã?
 
Enfim. Ler é um exercício da mente e do corpo. Uma mente sã, um corpo são, não é mesmo? Então leia. Inicie. Inicie Devagar. Dê o primeiro passo. Leia nem que seja cinco minutos no dia. Pode ser em casa, no trabalho (Leitura de Intervalo), no ônibus, no ponto de ônibus. Leve o livro na bolsa, na sacola. Um livro é um mundo de um tudo. Compre um e-book, se desejar. É prático e ajuda a iniciar a ler. Ou reiniciar, como foi o meu caso.
 
Mas, lembre-se: leia, nem que seja por apenas cinco minutos ao dia. Leia! Depois me conte.

Até!

2 comentários:

  1. Boa noite, Cleuber;

    Sou a @adrianacoule do instagram. Afinal, consegui organizar meu tempo e vir até aqui conhecer seu blog de cara nova. Ficou lindo! Parabéns! Adorei o que você escreveu. Fiquei pensando que tão importante, quanto gostar de ler, é incentivar aos outros a ler. Sua comparação com o hábito de correr ficou perfeita, é um exercício diário e, como tal, tem que começar devagar, mas com disciplina. Enfim, parabéns mais uma vez. Estarei sempre por aqui e convido você a visitar o meu blog, farei resenhas dos livros que li e indicações também. Um grande abraço!

    Adriana Leite

    ResponderExcluir
  2. Oi, td bem? Obg pela sua visita e pelo seu comentário. Obg pelas referencias aos posts. Meu objetivo com o blog é escrever o q sinto, o q gosto e trazer o pessoal que lê para mais perto e o pessoal que não lê para leitura. Acompanho seu blog tb, viu... Obg pelo incentivo aqui e no IG e critique meus posts aqui e lá no IG... beijo

    ResponderExcluir