06 março 2014

Simplesmente Saramago

Preciso escrever. Isso foi o que pensei ao sair da clínica. Li dois livros, estou no terceiro, agora, e preciso atualizar o blog. Bom, apesar de estar meio cansado do feriado e do descanso do feriado que me atropelou, estava mais do que na hora de postar alguma coisa. Demorar muito a escrever aqui é, de certa forma, uma falta de respeito com os leitores.

Um dos livros é a biografia de José Saramago que acabei de ler na semana retrasada. É um livro extremamente importante para quem curte biografias e para quem gosta de Saramago e sua escrita única. Aquela escrita sem pontuações, além das vírgulas. Algo que foi criado pelo autor português.

A infância pobre do autor dá uma ideia do que é a vida de cada um e como ela se desenha, pois Saramago escrevia com peculiar sensibilidade o mundo e as injustiças e desordens capitalistas e socialistas. Sua infância de dificuldades, norteou sua vida e lhe deu o mundo. Uma das coisas que mais gosto em seu discurso, a respeito dos livros, é a opinião clara a respeito da democracia mundial, ou, na verdade, a falsa democracia. Inclusive postei vídeo aqui no blog, a respeito. É importante assistir.

Não foram poucas as dificuldades de Saramago até chegar ao sucesso, como já escrevi. Sobreviveu, por muitos anos, do dinheiro que a tradução de livros lhe dava, mas queria mais, obviamente. Até trabalhar como editor e a partir daí, aumentar sua produção literária, chegando à sua escrita única, como já citei, onde fugiu das regras literárias da época e criou um estilo próprio. Tanto assim, até alcançar o Nobel de Literatura, desbancando muitos renomados autores portugueses.

O livro faz um apanhado de fatos históricos, naturalmente, com matérias de jornais, dentre outros recortes, que trazem os problemas com o Partido Comunista e suas intrigas, bem como a certa mudança de opinião a respeito do socialismo que era pregado, uma vez que contrariava o seu pensamento. Enfim, não me aprofundarei muito aqui porque isso se trata de ideologias e ponto.

Vale a leitura.
Atenção, amantes de literatura saramaguiana! Comprem o livro, vocês irão gostar. Não tenho dúvidas disso. E aproveito para escrever que adoro biografias. Não lia muitas, mas estou adorando, mas escolho determinadas biografias, não "à moda loco", com se diz aqui nos pagos do sul.

PS: eu acompanhava muito o blog "Cadernos de Saramago" em que ele era sucinto em seus posts, conseguindo dar uma ideia de mundo fenomenal em poucas palavras. Bem Saramago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário